UFRN na mídia: Projeto auxilia na detecção de hipertensão em funcionários do RU

03/09/2015

Cartaz UFRN na Mídia

A Escola de Saúde da UFRN está desenvolvendo uma ação de extensão em parceria com o Restaurante Universitário (RU) para aferição da Pressão Arterial em setenta funcionários da unidade. O projeto surgiu da constatação de episódios isolados de hipertensão nesses trabalhadores pela diretoria do RU. Segundo a diretora, Kátia Maria Bezerra da Silva, a preocupação apareceu com a observação da ocorrência de dores de cabeça nos funcionários, os quais eram encaminhados ao prédio da Escola de Saúde, localizado em frente ao restaurante, para verificação da pressão. Foi então emitida uma solicitação à escola para promover a detecção precoce do diagnóstico, tratamento e prevenção da doença, através de um projeto de extensão.

O trabalho possui uma grande relevância social para evitar as consequências causadas pela alteração da pressão sanguínea. “Se não tratada, a doença poderá desencadear sequelas, tais como: Acidente Vascular Cerebral, Infarto Agudo do Miocárdio, Insuficiência Cardíaca Congestiva, Angina e Insuficiência Renal Crônica”, explica a coordenadora do projeto na Escola de Saúde, professora Eliane Santos Cavalcante, que monitora as atividades realizadas por nove alunos do curso Técnico em Enfermagem.

As aferições de pressão são realizadas duas vezes por semana no turno da tarde, no próprio restaurante universitário. Na sequência, são realizadas explicações sobre a doença e as formas de prevenção, que incluem mudanças dos hábitos de vida. De acordo com Adeílda Máximo dos Santos, encarregada dos servidores terceirizados da unidade e presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), as ações de prevenção e controle da doença se estendem a mudança de hábitos alimentares dos trabalhadores, com a diminuição de sódio nas refeições e com o apoio do Departamento de Educação Física, que realiza diariamente ginástica laboral com os trabalhadores.

Publicado por: ESCOLA DE SAÚDE da UFRN, em 01/09/2015, 11:13 AM