UFRN NA MÍDIA: Projeto de extensão da Escola de Saúde discute educação pré-natal

17/09/2015

UFRN NA MÍDIA

Realizar atividades educativas junto às gestantes e promover a integração ensino-serviço-comunidade são os objetivos do projeto de extensão “Maternidade Consciente” da Escola de Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) junto à Unidade Básica de Saúde do bairro de Nazaré, em Natal.

A ação da Escola de Saúde acontece semanalmente juntamente com o Curso de Gestantes, que já é oferecido pela unidade de saúde, e atende atualmente um grupo de treze grávidas. De acordo com a educadora física Rose Barbalho, a parceria tem contribuído para promoção da saúde de uma forma ampla.

“Esse é um curso muito completo e uma experiência muito rica. Com o apoio da escola, ele virou um projeto”, explica a profissional que trabalha junto ao Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF).

No encontro, realizado na sexta-feira, 11 de setembro, a educadora física forneceu orientações quanto à necessidade das grávidas praticarem exercícios físicos regulares, e o docente da Escola de Saúde, Flávio César da Silva, ensinou técnicas de relaxamento e alívio de dores típicas de cada fase da gestação.

O projeto é coordenado pela professora Marize Souza e executado com a ajuda de alunos do quarto e quinto períodos do Curso Técnico em Enfermagem, além de ser parte integrante do estágio de Saúde Coletiva II.

Gerson Câmara, aluno do quinto período, destaca o contato com os usuários dos serviços de saúde como o ponto forte do projeto. “A interatividade é muito importante no acolhimento à gestante e posteriormente ao recém-nascido”, disse.

Também participa do projeto uma ex-aluna do Curso Técnico em Enfermagem e atual enfermeiranda, Pâmela de Lima. Para ela, é fundamental que haja ações de educação permanente para esse público.

Entre os assuntos já abordados com as futuras mães estão a importância do preenchimento da caderneta da gestante, o funcionamento do aparelho reprodutor feminino e as modificações físicas e psicológicas na gravidez. O projeto tem previsão de encerramento para dezembro.

Fonte: AGECOM