UFRN na Mídia: CIENTEC 2015 desperta olhares e acende ideias

19/10/2015

CIENTEC 2015

A importância da luz e das tecnologias ópticas é o tema da 21ª edição da Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura (CIENTEC) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Considerada o maior e mais importante evento de divulgação científica do Rio Grande do Norte, a CIENTEC será realizada de 20 a 23 de outubro, na Praça Cívica do Campus da UFRN

A professora Rita Luzia de Souza Santos, coordenadora geral do projeto há sete anos, destaca a interação que a CIENTEC promove com toda a sociedade potiguar, que acaba por conhecer o trabalho da Universidade a partir do evento. Cada edição do evento demanda um trabalho intenso durante todo o ano. As preparações para a realização da CIENTEC começam quando encerramos a anterior, conta Rita Luzia.

A cada ano, é escolhido um tema para guiar as atividades propostas e trabalhos apresentados. Para 2015, escolhido pela Assembleia Geral das Nações Unidas como o Ano Internacional da Luz, o tema é Luz: despertando olhares, acendendo ideias, destacando a importância da luz e das tecnologias ópticas na vida dos cidadãos, assim como no futuro e no desenvolvimento das sociedades de todo o mundo.

A CIENTEC é dividida em três grandes acontecimentos, integrando as atividades de ensino, pesquisa e extensão em vários níveis de educação: a Feira da CIENTEC, a Reunião Acadêmico-Científica e a CIENTEC Cultural.

Ao todo, serão realizadas 118 palestras, mesas-redondas, minicursos e oficinas durante a Reunião Acadêmico-Científica. As pré-inscrições, feitas pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas, devem ser confirmadas no local da atividade, e novas inscrições serão abertas para preencher as vagas em aberto.

Abertura oficial

A abertura oficial da XXI Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura será nesta terça-feira, 20, às 9h, no Auditório da Reitoria. Com o tema Luz, ciência, tecnologia e suporte à vida, a conferência de abertura será proferida pelo pesquisador, físico e professor da Universidade de São Paulo (USP) Vanderlei Bagnato, coordenador da Agência USP de inovação e membro da Academia de Ciências do Vaticano. A fala será introduzida por apresentação do grupo Parafolclórico da UFRN e da Banda Marcial da Marinha.

Feira

Serão montados na Feira pavilhões para abrigar estandes de projetos e unidades da UFRN, separados por temas: Saúde, Educação, Tecnologia, um do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e um da Fazenda da Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ), que terá aquicultura e suinocultura.

O Pavilhão Integração conta com estandes de escolas de Natal e de outras instituições, como a Marinha do Brasil, o Centro de Lançamento Barreira do Inferno (CLBI) e o Comando da Polícia Rodoviária Estadual (CPRE/RN).

Haverá também um pavilhão com dez salas, onde ocorrerão durante todo o dia sessões temáticas de apresentação dos 1200 pôsteres aprovados pela organização do evento. O credenciamento será feito no local às 8h, às 13h30 e às 17h30 para os turnos da manhã, tarde e noite, respectivamente.

Programação cultural

A CIENTEC Cultural dura três dias e reúne, na Escola de Música, na Vila da Cultura e, a partir das 19h, no Anfiteatro (Praça Cívica), exposições e apresentações de dança, teatro, música, artes visuais, literatura e poesia de diversos grupos da Universidade.

A Mostra de Corais e Música de Câmara será na Capela do Campus e terá a participação de grupos musicais da Escola de Música e de outros inscritos na CIENTEC Cultural. Próximo à capela será montada a Vila da Cultura, com exposições de arte popular e apresentações de grupos artísticos populares relacionados aos projetos de extensão da UFRN.

Um dos destaques da programação musical do Anfiteatro é a Banda Eddie, conhecida por misturar frevo e samba com rock, reggae e música eletrônica. O grupo pernambucano toca no dia 21, logo após a banda pop natalense Plutão Já Foi Planeta.

Luz, câmera, ação

Nesta terça-feira, 20, haverá lançamento de filmes no Auditório da Escola de Música a partir das 16h. Serão exibidos os curtas-metragens Ubuntu: A África em Natal (RN), de Herison Pedro, e Negro Lá Negro Cá (CE), do estudante Eduardo Cunha Souza. Após a apresentação dos curtas acontece um debate sobre os filmes, seguido da exibição do longa documental Sem Dentes: Banguela Records e a Turma de 94, de Ricardo Alexandre.

Ubuntu narra a trajetória de cinco estudantes africanos que buscam qualificação profissional e melhor qualidade no ensino superior na UFRN por meio do Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G), que oferece oportunidades de formação superior a cidadãos de países em desenvolvimento com os quais o Brasil mantém acordos educacionais e culturais.

Negro Cá Negro Lá mostra a visão de quatro imigrantes africanos, residentes em Fortaleza, sobre o que é o racismo, o que eles pensam sobre o assunto e como lidam com a relação de opressão. Além de ampliar o debate e a reflexão sobre o racismo e a forma sutil como esse fenômeno se manifesta no Brasil, o filme mostra a dificuldade da discussão sobre o problema no cotidiano.

O documentário musical Sem Dentes: Banguela Records e a Turma de 94 retrata a geração do rock brasileiro dos anos 90. Produzido por moradores do Vale do Paraíba e região, conta com entrevistas de Raimundos, Titãs, Miranda, Mundo Livre, Mascavo Roots, entre outras bandas e personalidades, e aponta caminhos para o futuro da música no país.

Fonte: Portal UFRN