INFORME SOBRE A UFRN NO COMBATE AO MOSQUITO AEDES AEGYPTI

15/01/2016

INFORME SOBRE A UFRN NO COMBATE AO MOSQUITO AEDES AEGYPTI

Aos professores, pessoal técnico-administrativo, pessoal terceirizado e estudantes da UFRN

Após a reunião realizada no CCET em 08/12/2015, cujo objetivo era debater e planejar atividades visando contribuir com o combate ao mosquito Aedes aegypti, várias ações foram desencadeadas e outras estão sendo planejadas e organizadas.

Logo após a reunião foram disponibilizados na página da UFRN vídeos educativos produzidos pelo Ministério da Saúde; entrevistas em diversos veículos de comunicação e a partir de 1º de janeiro a TVU e a FMU produziram e passaram a veicular diariamente materiais educativospara o combate ao mosquito. Oito vídeos,cada um com cerca de vinte segundos, estão disponíveis na página da UFRN (www.ufrn.br); editais foram lançados pela PROEX e um deles especialmente para as ações de extensão envolvendo o controle de Aedes aegyptie as arboviroses.

A situação é cada vez mais grave, os casos de microcefalia associada ao vírus Zika se multiplicam e o mosquito também, as poucas chuvas fazem o mosquito se desenvolver rapidamente em qualquer objeto que acumule água. Convivemos com risco elevado de Dengue em Natal e outros municípios. Lixo e objetos com água parada são encontrados em todos os locais, e esta é a principal condição para o desenvolvimento do inseto. Por esse motivo precisamos insistir e intensificar os cuidados em nossas casas e em nosso ambiente de trabalho.

A partir de reuniões com representantes das pró-reitorias, superintendências, ouvidoria, comunica, secretaria de educação a distância, centros, chefias e outros estamos trabalhando para começar o semestre com ações educativas em salas de aula, no ensino presencial e a distância, em todos os níveis;com minicursopara servidores eoutras ações na UFRN, e para isso precisamos contar com você, professor, gestor, técnico e estudante. Este problema é de todos!

Profa. Maria de Fátima Freire de Melo Ximenes

Pró-reitora de Extensão da UFRN

Informações:

Sobre ações educativas, editais e projetos ligue PROEX – 3342 2272 – R. 112.

Sobre a necessidade de poda de árvores no campus ligue 9922 40053 DMA/SIN.

Sobre água parada e recolhimento de lixo ligue 9947 46790 DMA/SIN.