PROEX na Mídia: Universidade desenvolve ações de combate ao Aedes Aegypti (MEC)

02/02/2016

Universidade desenvolve ações de combate ao Aedes Aegypti (MEC)

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) tem reforçado as campanhas de combate no estado. Equipes trabalham na identificação dos focos do mosquito causador da dengue, do vírus zika e da febre chikungunya e auxiliam na coleta de informações encaminhadas aos órgãos de saúde. Edital lançado pela instituição tem o propósito de incentivar estudos para a ampliação das ações de combate. Temos grupos de trabalho com foco em estudos para o controle do mosquito, para a diminuição da população do inseto, procurando, por exemplo, alternativas que venham a somar naquilo que a gente já conhece, afirma a pró-reitora de extensão da UFRN, Maria de Fátima Freire de Melo Ximenes.

Uma ajuda, de acordo com Maria de Fátima, pode estar na própria vegetação da região. Estudar plantas da caatinga que tenham alguma ação inseticida, larvicida ou ovicida pode resultar em uma ferramenta tecnológica para facilitar a notificação dos casos num observatório da dengue.

A UFRN também prevê ações pontuais nas comunidades com maior risco de proliferação do mosquito. Maria de Fátima considera importante envolver os moradores e conscientizá-los sobre a necessidade de prevenção.  É um problema de todos; precisamos focar na retenção do mosquito, diz.  Ou seja, somar esforços para evitar água parada em condições de reprodução do mosquito. Só vamos conseguir isso por meio da sensibilização das pessoas, convencendo-as.

Fonte: Ministério da Educação - 28/01/16

Ver matéria completa.