PROEX na mídia | Projeto do DEF com dependentes químicos busca recuperação por meio de atividade física

25/05/2016

O Departamento de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (DEF/UFRN) iniciou a promoção de uma campanha de doação de tênis esportivo para os voluntários do projeto Correndo Contra as Drogas, realizado com dependentes químicos em tratamento no Hospital Psiquiátrico Severino Lopes.

A campanha foi criada com o objetivo de suprir a falta de calçados para os voluntários, em sua maioria em situação de baixa renda, como afirma Eduardo Fontes, coordenador do projeto: Passamos a conhecer a realidade dessas pessoas e percebemos que poucos são aqueles que têm condições de possuir um tênis para praticar os exercícios.

Desenvolvido por professores e estudantes do Departamento, o projeto alia  extensão e pesquisa, tendo como propósito identificar e comprovar os benefícios que a atividade física pode proporcionar na recuperação dos dependentes em nível cognitivo/cerebral, biológico, e social. O Projeto acompanha pessoas com dependência em substâncias como álcool, crack e cocaína, que passam por tratamento com intervenção de medicamentos, e insere a atividade física gradativamente como tratamento adjuvante, investigando que tipos de mecanismos, por exemplo, ela pode estar alterando no cérebro dessas pessoas que possam favorecer o seu tratamento.

Leia mais em: Portal da UFRN