Notícia


A Comunicação Alternativa no Atendimento Fonoaudiológico a Pacientes com Esclerose Lateral Amiotrófica

20/06/2016

A Comunicação Alternativa no Atendimento Fonoaudiológico a Pacientes com Esclerose Lateral Amiotrófica

O Projeto de Extensão A Comunicação Alternativa no Atendimento Fonoaudiológico a Pacientes com Esclerose Lateral Amiotrófica teve início em 2012, sob a coordenação da Professora Maria de Jesus Gonçalves. O projeto é realizado na clínica escola de fonoaudiologia do Hospital Universitário Onofre Lopes e conta com a colaboração da professora do departamento de fono, Juliana Fernandes Godoy, de um bolsista e de mais 9 voluntários do curso de fonoaudiologia.


Para participar do projeto, o paciente tem que passar pelo hospital de referência antes, para que seja feito todo o procedimento avaliativo, caso a pessoa more em Natal, ou nas proximidades, ela já pode ser beneficiada, já que é necessário ser feito um tratamento contínuo e de tempo indeterminado, pois isso varia de acordo com os avanços de cada paciente.


No total, cerca de 60 pacientes já passaram pelo projeto e, no dia da visita, encontramos com o senhor Marcone Edson Pereira, portador da ELA, que estava acompanhado de seu irmão, Aldo Lúcio Moura, que conversou um pouco com a gente.


Marcone sofreu um AVC e o primeiro sintoma que ele percebeu foi a perda da voz e, logo depois, fraqueza nas mãos e braços. Segundo Aldo, foi possível ver os avanços de seu irmão depois de ter entrado no projeto, que, além de estimular a comunicação com diferentes técnicas, também dá todo suporte informacional que a família precisa.


Conversamos também com duas alunas voluntárias. A Ana Luiza (7º período) é a que está há mais tempo no grupo, 2 anos, e já vem acompanhado esse caso por 6 meses. A mais nova é a Luizza Beatriz (5º período), que mesmo estando apenas há dois meses, já consegue enxergar, de forma ainda mais clara, a relação estabelecida entre paciente e terapeuta. Segunda ela, a experiência está sendo incrível e com certeza irá ajudá-la a conseguir estágios mais à frente. Luizza destacou também que o amadurecimento está acontecendo tanto no lado profissional, quanto no pessoal e que tudo isso está sendo muito gratificante.


Por: Felipe Paz


Bolsista de Comunicação


ASSTEC/PROEX


Clique aqui para ver mais fotos do projeto.



PROEX © Copyright 2015 / 2024
Todos os direitos reservados
E-mail: secretariaproex@reitoria.ufrn.br
Telefone: (84) 3342-2272, ramais 101 e 102
Desenvolvido pela STI