Ação


Você conhece o GEPARN?

01/06/2017

Você conhece o GEPARN?

Um projeto que permite o intercâmbio entre conhecimentos teóricos de alunos e conhecimentos tradicionais dos agricultores familiares: é nessa perspectiva que trabalha o GEPARN/UFRN – Grupo Multidisciplinar de Estudos em Políticas Públicas para Desenvolvimento Sustentável da Agricultura Familiar, Agroecologia e Recuperação do Bioma Caatinga.


O grupo faz parte da Unidade Acadêmica Especializada em Ciências Agrárias (UAECIA) da Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ) e atua na região Seridó desde 2009. O GEPARN promove ações voltadas à sustentabilidade da agricultura familiar, recuperação, uso racional e preservação da Caatinga. É uma oportunidade dos alunos exercerem a prática da aprendizagem adquirida em sala de aula e de vivenciarem a realidade das comunidades rurais. 


Outro fator que vale ser ressaltado concerne à forma com que os discentes interagem com os agricultores familiares. Esse diálogo implica na apresentação de novas possibilidades de uso dos recursos naturais de um modo que leva em consideração os conhecimentos tradicionais das comunidades. É uma troca, uma aprendizagem mútua. 


Os encontros entre a equipe do projeto e os agricultores familiares são mensais e as ações de pesquisa e extensão são feitas de acordo com demandas discutidas e acordadas. Mais do que repassar conhecimentos técnicos, tecnológicos e inovações, o projeto ajuda na melhoria da qualidade de ensino – na produção de Pesquisas e ações de extensão – e ainda fortalece o vínculo entre academia e sociedade.


Para mais informações, acesse o link: http://grupogeparnufrn.blogspot.com.br/



PROEX © Copyright 2015 / 2024
Todos os direitos reservados
E-mail: secretariaproex@reitoria.ufrn.br
Telefone: (84) 3342-2272, ramais 101 e 102
Desenvolvido pela STI