Notícia


MATÉRIA PROEX | Cursos de extensão capacitam milhares de pessoas para o SUS

19/09/2017

Cursos de extensão capacitam milhares de pessoas para o SUS

AVASUS (Ambiente Virtual de Aprendizagem do Sistema Único de Saúde) é um programa com referência em EaD (Educação a Distância), que promove conhecimentos integrados e acessíveis em educação para saúde. Os cursos são ofertados por diversas instituições. Dentre elas estão a UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte), a UFRGS, a UNB e a UFPB. 


O projeto foi produzido pelo Ministério da Saúde com o apoio da  UFRN, que desenvolve a plataforma no Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS) e na Secretaria de Educação a Distância (SEDIS).


Atualmente existem 61 módulos que abordam temas clínicos e de organização de processos de trabalho sendo compostos por diferentes mídias como, textos, áudios e vídeos, compondo ao todo 2.688 horas e um alcance de cerca de 310.073 pessoas cadastradas. 


Os cursos foram elaborados a partir de uma necessidade do SUS (Sistema Único de Saúde), com o objetivo de qualificar a formação dos profissionais da saúde. Através dele, os participantes tem o acesso aos conteúdos a qualquer hora do dia, se enquadrando, por tanto, na rotina de cada pessoa.  


Dentre os módulos cadastrados, 31 são produzidos pela UFRN/SEDIS/LAIS contabilizando ao todo 1.838 horas. Esses módulos alcançam, ao todo, cerca de 182.618 pessoas cadastradas. O conteúdo com maior carga horaria é o “Curso de Especialização em Saúde da Família (PEPSUS)” com 360h  de módulo.  Já o curso com menor carga horaria foi o  “Vigilância e Atenção à Saúde para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016” com 8h de módulo. 


Para acessar o site, clique aqui



PROEX © Copyright 2015 / 2024
Todos os direitos reservados
E-mail: secretariaproex@reitoria.ufrn.br
Telefone: (84) 3342-2272, ramais 101 e 102
Desenvolvido pela STI