PROEX NA MÍDIA | Projeto da UFRN auxilia pessoas em situação de rua no acesso a políticas públicas

29/05/2018

PROEX na mídia

Contribuir para a autonomia, mobilização e formação política de pessoas em situação de rua são os principais objetivos que norteiam um projeto de extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) intitulado Descartáveis urbanos ou cidadãos de direitos? Uma aposta na população de rua da Grande Natal.

Coordenado por Maria Teresa Lisboa e Ana Karenina de Melo, professoras do Departamento de Psicologia da UFRN, o projeto foi criado em 2015. É resultado de trabalhos que vinham sendo desenvolvidos pelas professoras e por outros profissionais, vinculados ao Centro de Referência em Direitos Humanos (CDRH), no atendimento às demandas dessa parcela da população.

“Esse trabalho começou com o CDRH, em 2012, que era um programa financiado pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. Ele perdeu o financiamento em 2016 e continuamos como esse projeto de extensão da Universidade vinculado apenas aos professores”, explica a professora Maria Teresa.

O projeto está na sua quarta edição e, tem articulado estudantes de cursos como psicologia, administração, serviço social e direito. As ações acontecem em conjunto com membros do Movimento da População de Rua do Rio Grande do Norte, conhecido como Pop Rua.

Dentre as atividades promovidas estão: Assessoria nas reuniões semanais do movimento; Oficinas de educação, arte e cidadania; Seminários temáticos sobre perfis específicos dessa população, como mulheres e LGBTs; Formação de lideranças dentro do movimento e Assessoria às equipes que atuam no Consultório na Rua da Rede de atenção básica.

“São ações que acontecem na medida em que surgem demandas do próprio movimento e nós vemos no que podemos mais colaborar. Sempre nas reuniões discutimos os  problemas e como pressionar o estado na elaboração de políticas públicas. O que eu vejo de positivo nesse  processo é o seu fortalecimento, a formação de lideranças e, também, a formação dos estudantes para trabalhar com populações vulneráveis”, destaca Maria Teresa.

Clique aqui para ver a matéria completa.