PROEX NA MÍDIA | Cursinho da UFRN prepara estudantes da rede pública de ensino para Enem

10/04/2019

Portal da UFRN

O Programa Complementar de Estudos Para Estudantes do Ensino Médio (Proceem) foi criado com o objetivo de ampliar as expectativas e as oportunidades de acesso ao Ensino Superior. Destacando-se como o curso preparatório gratuito da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

No começo, em 2005, o programa funcionava em parceria com a Secretária Estadual de Educação e Cultura (SEEC). Era ela que definia quais escolas receberiam as aulas. Funcionou nesse formato até 2010, quando, por questões logísticas, o Proceem foi trazido à UFRN com a intenção de otimizar as vivências pedagógicas dos alunos de licenciatura que estavam no projeto.

Em seu formato atual, o Proceem atende estudantes da Rede Pública de Ensino de Natal e Região Metropolitana. São quatro turmas pela manhã, no Centro de Educação, e duas à noite, no Setor I, com um total de 280 atendidos. As aulas são ministradas por 13 bolsistas remunerados, todos dos cursos de licenciatura da UFRN. A supervisão, responsável por toda a logística das aulas, também é feita por bolsistas. No momento são quatro, mas diferente dos ministrantes, as vagas são abertas a todos os cursos.

Os alunos são selecionados por editais lançados anualmente. Dada a alta procura – só no último processo foram 1339 inscrições para 280 vagas – foi necessária a criação de afunilamentos. Por isso, os candidatos ao Proceem devem ter concluído o ensino médio em escola pública e, preferencialmente, já ter feito o Enem. Os interessados são classificados de acordo com a média de notas no histórico do ensino médio ou pela nota obtida no Enem, fica a critério do inscrito.

Clique aqui para conferir a matéria completa.