Notícia


INFORMATIVO

14/07/2020

O informativo visa esclarecer sobre o desenvolvimento das atividades em tempos de isolamento.

Prezadas Coordenadoras e Coordenadores de Ações de Extensão,


Objetivando esclarecer algumas questões recorrentes, informamos à comunidade acadêmica sobre o desenvolvimento das atividades nesses tempos de isolamento:


1 - Os ajustes necessários em suas ações de extensão para adequação ao isolamento imposto pela pandemia são plenamente possíveis, e de interesse da Pró-Reitoria de Extensão. Assim, as adequações necessárias em suas atividades podem ser feitas no SIGAA (Extensão > Ações de Extensão > Listar Minhas Ações > Alterar Atividades), de forma a reorganizá-las e oferecer uma melhor abordagem, inclusive na modalidade remota. Apenas as alterações necessárias em campos textuais da proposta devem ser enviadas por e-mail (ver endereços abaixo), que serão prontamente substituídas na proposta original.


2 - Os bolsistas de Extensão podem realizar sempre, na medida do possível, as suas atividades de forma remota. É interessante que o orientador da bolsa lance um olhar sobre as condições de cada bolsista e dialogue no sentido de mensurar o quanto cada um pode contribuir, dentro das possibilidades e individualidades. Ainda que, pelas dificuldades apresentadas, seja uma participação pequena, é importante incentivar que o discente se sinta presente e se identifique como parte daquela atividade de extensão, pois a sensação de pertencimento se desdobrará em compromisso com as atividades realizadas.


Estamos à disposição para oferecer o suporte para que essa flexibilização seja feita e as atividades possam ser readequadas, ainda que não seja possível adequar as atividades de forma a atender 100% ao que estava originalmente proposto.


Caso a coordenação da proposta não veja a possibilidade de readequação das atividades, não haverá nenhum tipo de punição. Se for do interesse da coordenação encerrar as atividades, basta enviar o relatório final da ação, informando sobre a execução mínima de alguma atividade proposta ou, ainda, informando sobre a não execução da proposta.


Orientamos que a flexibilidade seja a tônica, visto que a disponibilidade de equipamentos para comunicação, conexão com a internet e outros instrumentos não é a mesma para todos. Dessa forma, atividades em prazos exequíveis e em quantidade adequada às condições de cada um são o ideal. O momento é de se reinventar, buscar rotas alternativas, dialogar e buscar formas de fazer ainda melhor, mesmo com tantas dificuldades impostas.


Toda a equipe da Pró-Reitoria de Extensão se coloca à disposição para ajudar nesse processo de flexibilização e construção de novos rumos. Colocamos abaixo nossos endereços eletrônicos, para contato:


Programas, Projetos, Eventos e Prestação de Serviços: caex@reitoria.ufrn.br


Cursos e Produtos: caedproex@reitoria.ufrn.br


Projetos de Grupos de Arte e Cultura e na área de memória e museus: culturaemuseuproex@reitoria.ufrn.br


Projetos de Empresas Juniores e Projetos do Edital AGROJundiaí (EAJ): cde.proex@gmail.com




Atenciosamente,


 


Ricardo Fonsêca


Coordenadoria de Ações Comunitárias (CAC/Proex/UFRN)



PROEX © Copyright 2015 / 2024
Todos os direitos reservados
E-mail: secretariaproex@reitoria.ufrn.br
Telefone: (84) 3342-2272, ramais 101 e 102
Desenvolvido pela STI