PROEX REALIZA CURSO DE DATA MINING

28/08/2020

Primeiro módulo do curso será amanhã, às 13:30h

A digitalização dos processos é uma tendência que está invadindo todas as esferas administrativas, seja público ou privado. Esse movimento está resultando em um significativo aumento na quantidade de banco de dados disponíveis nos sistemas operacionais utilizados tanto pelas empresas ou órgãos públicos, nessa direção é possível identificar que o uso adequado dessas fontes podem resultar na produção de informações fundamentais para maximização da eficiência na tomada de decisão. Nesse contexto, pode-se constatar que as técnicas de mineração de dados são importantes ferramentas para a transformação de dados em fontes de informação para tomada de decisão.

O curso será ministrado pelo professor Felipe Macedo Zumba, ex-professor substituto da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), vinculado à Escola de Ciências e Tecnologia (ECT); pesquisador do grupo de pesquisa em Negócios Tecnológicos e integrante da Incubadora de Processos Acadêmicos, Científicos e Tecnológicos Aplicados (inPACTA), incubadora de empresas da ECT-UFRN. É mestre em Ciência, Tecnologia e Inovação (2019), pela UFRN, e bacharel em Ciências e Tecnologia (2016), pela mesma instituição. Possui pós-graduação em Business Intteligence e é graduado em Administração, ambos pela Faculdade Cidade Verde (FCV).

Segundo ele, “as técnicas de Mineração de Dados ou Data Mining, são capazes de extrair dos bancos de dados informações fundamentais que auxiliam o gestor na sua tomada de decisão. Sua área de atuação é bem ampla, podendo ser aplicada em diversas áreas, a única exigência é ter um banco de dados”. Para quem se interessa pelo tema, Zumba diz que “o curso tem um caráter multidisciplinar, com o objetivo de auxiliar pessoas de diversas áreas que queiram incorporar em suas atividades laborais ou acadêmicas as técnicas de Mineração de Dados”.

O curso tem como principal objetivo fazer com que o público compreenda os conceitos das técnicas de Associação e Classificação. Após essa abordagem, o segundo objetivo está associado em uma espécie de tutoria em que os inscritos vão aplicar as técnicas ensinadas em seus próprios projetos sob a minha orientação.

O curso Data Mining é composto por 3 (três) módulos, sendo assim, realizado em três dias diferentes.

Conteúdo: Introdução às Técnicas de Mineração de dados e suas aplicações; Introdução a Ferramenta de Mineração de Dados (WEKA); Como fazer uma eficiente pré-visualização dos dados. O primeiro módulo do curso ocorrerá amanhã, 29/08/2020, às 13:30h, na plataforma do Google Meet.

Segue o link:

ATENÇÃO! É de extrema importância baixar o Software Weka e iniciar a reunião com o programa já instalado. Além disso, também é importante responder este e-mail afirmando em qual área vai aplicar a ferramenta que será ministrada no curso.