Notícia


CAMPANHA JOSÉ COSTA LEITE PARA SEMPRE!

23/11/2020

José Costa Leite é o mais antigo poeta e xilógrafo de cordel vivo

O Museu Câmara Cascudo (MCC) foi contemplado em um edital do BNDES, com o projeto de aquisição das matrizes de xilogravura do acervo pessoal de José Costa Leite. Aos 93 anos, José Costa Leite é o mais antigo poeta e xilógrafo de cordel vivo, autor de uma vasta e belíssima obra, tanto em poesia (mais de 1000 títulos de folhetos publicados), quanto em xilogravura. Seu acervo pessoal conta 645 matrizes de xilogravura, de vários tamanhos, a maioria criada para ilustrar seus próprios cordéis, que se encontram atualmente em sua casa, guardadas de maneira improvisada, em caixas de papelão, ameaçadas por cupins e pelas intempéries da vida.


 


Agora, o Museu Câmara Cascudo quer celebrar o talento desse artista e preservar seu acervo de matrizes. Onde, além de protegido, esse acervo poderá ser compartilhado com todos os que ainda não conhecem a arte de José Costa Leite. Todas as matrizes serão digitalizadas e disponibilizadas no site da instituição, para consultas online. Também farão parte de exposições e publicações, que levarão a sensibilidade do artista para públicos cada vez mais amplos e diversificados. É muito importante trazer essa coleção para o MCC, a fim de protegê-la, estudá-la e divulgá-la, fazendo mais pessoas conhecerem a força e a beleza da obra desse poeta e artista. O edital do BNDES exige, no entanto, que o projeto prove que tem o apoio da sociedade, arrecadando parte dos recursos através de uma campanha de financiamento coletivo. É essa campanha que vocês podem acessar pelo link no final dessa mensagem.


Você pode fazer isso tudo virar realidade. Contribua para dar vida longa às matrizes de José Costa Leite e proteger um dos patrimônios mais expressivos da Literatura de Cordel e da cultura brasileira. O projeto foi selecionado no âmbito do “Edital Matchfunding BNDES+”, que estimula ações de legado para o patrimônio cultural brasileiro. Assim, para cada real arrecadado na campanha, o BNDES entra com mais dois reais, triplicando os recursos até atingir a primeira meta, de R$ 121.000,00. Mas a regra é TUDO ou NADA: se essa meta não for atingida, o valor arrecadado é devolvido e o projeto não acontece. Você não vai deixar isso acontecer, não é verdade? Colabore e passe a ideia adiante, criando uma grande rede de apoio à cultura brasileira!


Pedimos que todos colaborem, escolhendo os diversos tipos de recompensas exclusivas que elaboramos para agradecer cada colaboração. Vocês vão ver que têm recompensas para todos os gostos e bolsos! Uma forma alternativa de colaboração é divulgar o projeto para os amigos, reforçando que o ele só se concretizará se criarmos uma grande rede de colaboração. Tenho certeza que vocês querem fazer parte dessa grande rede!


 


Outra grande notícia é que hoje, 22 de novembro, o Museu Câmara Cascudo está completando 60 anos! Portanto, a colaboração na campanha do BNDES será um presente especial que vocês podem dar, não somente ao MCC, mas também à UFRN, a Natal e ao RN, que ganharão um patrimônio cultural de valor inestimável, motivo de orgulho para todos nós.


 


Assista ao vídeo dessa campanha:


José Costa Leite para sempre!


 


LINK DA CAMPANHA:


https://benfeitoria.com/josecostaleite



PROEX © Copyright 2015 / 2024
Todos os direitos reservados
E-mail: secretariaproex@reitoria.ufrn.br
Telefone: (84) 3342-2272, ramais 101 e 102
Desenvolvido pela STI