Ação

UFMG e UNIFAL realizam o 90 Congresso Brasileiro de Extensão Universitária (CBEU)

05/03/2021

UFMG e UNIFAL realizam o IX Congresso Brasileiro de Extensão Universitária (CBEU)

Fonte: CBEU (UFMG) 2021

IX Congresso Brasileiro de Extensão Universitária (CBEU) acontece desde 2002. O maior encontro de extensão universitária do país é realizado sempre por Instituições Publicas de Educação Superior. O objetivo é discutir os grandes desafios da sociedade brasileira a partir da perspectiva da relação entre Universidade e Sociedade, buscando propiciar espaços de diálogo, trocas e articulações a partir dos saberes e práticas da extensão universitária.

As atividades reúnem professores, estudantes, técnicos administrativos em educação, profissionais e representantes das políticas públicas, representantes dos movimentos sociais e de organizações governamentais e não governamentais e instituições diversas com intuito de compartilhar proposições de transformação da sociedade, articuladas com os valores de igualdade, diversidade, justiça social e democratização.

A primeira edição foi realizada em 2002, em João Pessoa, na Universidade Federal da Paraíba. Desde então, o congresso tem sido realizado bianualmente por universidades localizadas nas diversas regiões, contemplando a diversidade regional do país.  A oitava edição, realizada em Natal (RN), no ano de 2018, recebeu, segundo os organizadores, cerca de 9 mil pessoas e 5 mil trabalhos apresentados nos três dias de programação.

Considerado o maior encontro de extensão universitária do Brasil, o CBEU é promovido em 2021 pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), em parceria com uma rede de Instituições de Ensino Superior da região Sudeste do país.

O evento tem como tema “Redes para promover e defender os direitos humanos”.

Inicialmente, essa 9ª edição aconteceria, presencialmente, de 15 a 17 de julho de 2020, em Belo Horizonte (MG), no campus Pampulha. Porém, em virtude do cenário de pandemia de COVID-19, foi adiada para 8 a 11 de março de 2021, em formato totalmente virtual e gratuito.

A programação do congresso conta com redes de conversa com apresentação de trabalhos, mesas-redondas, exposição de produtos de extensão, palestras, convidados especiais, além de muitas atrações culturais. Participe!