Notícia


PINT OF SCIENCE ACONTECE DE 17 A 19 DE MAIO

07/05/2021

O Pint of Science acontece em vários países

por Agecom/UFRN


 


Como a pandemia não permite o retorno da realização dos eventos convencionais, em ambientes presenciais regados a comes e bebes, o Pint of Science deste ano reinventa-se e promete uma de suas maiores edições. É que as cidades e regiões prepararam programações conjuntas, ampliando a interação e a troca de conhecimento e experiência. Nesta parte do país, Natal, Mossoró e a região Nordeste estarão juntas em três dias de atividades que acontecerão de 17 a 19 deste mês, com apresentações e interações online entre 18 e 21h, no canal do YouTube do Pint of Science.


Com objetivo de ser um dos maiores movimentos de divulgação científica do mundo, o Pint of Science acontece em vários países, abordando diversos temas da ciência. O objetivo desse festival é derrubar intermediários entre o cientista e a sociedade, estabelecendo um canal direto de conversa. Geralmente, o evento acontece em bares e os debates são abertos para todos os presentes, porém, devido à pandemia da covid-19, desde o ano passado a ação tem acontecido de forma on-line.


Neste ano, no primeiro dia, cada uma das cidades envolvidas terá programação própria. Aqui em Natal, o tema será O SUS do lado de todos e contará com um debate concorrido, tendo como convidados os professores e pesquisadores Ricardo Valentim, diretor do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN); Ricardo Ojima, do Departamento de Demografia e Ciências Atuariais (DCAA/UFRN) e um dos coordenadores do Observatório do Nordeste para Análise Sociodemográfica da Covid-19 (ONAS-Covid19); e Abner Cardoso Rodrigues, professor do Instituto Santos Dumont (ISD).


Com o tema Uso indevido de medicamentos: efeitos colaterais da pandemia, o segundo dia do Pint acontece em colaboração com o município de Mossoró. A proposta do debate é levantar questões sobre os efeitos colaterais da profilaxia oferecida por parte da medicina contra a covid-19. Já está confirmada Ilka de Fátima Santana Ferreira Boin, professora de Cirurgia e Transplante Hepático e coordenadora da Equipe Multidisciplinar de Terapia Nutricional do Hospital das Clínicas da Unicamp. Outro pesquisador será confirmado nos próximos dias.


O último dia do evento vai juntar toda a região Nordeste sob o tema Roda de Conversa — Empreender é uma ciência ou uma arte?. Este dia será marcado pela fala de três mulheres empreendedoras reconhecidas por suas referências na área. São elas: Sueli Santos Conceição, fitoterapeuta tradicional e CEO da Iyá Omi Cosmética Natural; Ekarinny Myrela Brito De Medeiros, jovem cientista, graduanda de Biomedicina e voluntária do Programa Ciência para todos – RN; e Franciane Marquele de Oliveira, CEO e diretora científica da Eleve Science, start-up de base tecnológica.



PROEX © Copyright 2015 / 2024
Todos os direitos reservados
E-mail: secretariaproex@reitoria.ufrn.br
Telefone: (84) 3342-2272, ramais 101 e 102
Desenvolvido pela STI